É um novo método de diagnóstico por imagem que utiliza radiação X e permite obter a reprodução do complexo maxilo-mandibular nos três planos espaciais e a geração de imagens tridimensionais. A aplicação da tomografia computadorizada por feixe cônico é muito abrangente, podendo ser usada em todas as áreas da odontologia. O exame é extremamente rápido (a aquisição do exame é realizada em aproximadamente 26 segundos com o paciente sentado), confortável e com baixa dose de radiação. As imagens obtidas possuem alto padrão de qualidade, permitindo um diagnóstico e planejamento odontológicos com extrema precisão.
A panorâmica TruPan é um exame patenteado pela Image Science dos Estados Unidos que permite a obtenção de uma imagem panorâmica com grande claridade e precisão, a partir de volumes 3D adquiridos em um tomógrafo Cone Beam. A marcação do canal mandibular é assistida pelo programa, com a possibilidade de mensurações diretas sobre a película. Como é necessária a aquisição de um software de alto custo, pouquíssimas clinicas no Brasil disponibilizam esse exame.
Documentação Ortodôntica/Ortopédica: É um conjunto de exames que permite ao dentista avaliar seu paciente quanto ao crescimento ósseo da maxila/mandíbula e da face, visando à movimentação correta e harmoniosa dos dentes. Os exames mais pedidos nas documentações ortodônticas/ ortopédicas são:
- Radiografia Panorâmica
- Telerradiografias Lateral e Frontal
- Radiografia Carpal (Mão e Punho)
- Modelos de trabalho e estudo (feitos em gesso e/ou digitais)
- Fotografias intra e extra-orais
- Traçados cefalométricos, feitos sobre as telerradiografias (lateral e/ou frontal) que permitem estudar o crescimento ósseo e assimetrias do paciente.
É uma radiografia que fornece ao dentista, uma visão panorâmica de toda a boca (maxila e mandíbula). Este exame é muito importante no inicio de tratamentos e para avaliações periódicas da saúde bucal.
Permite verificar a presença de: caries nos dentes, reabsorções ósseas e radiculares, fraturas pós-acidentes, granulomas, cistos, tumores, dentes inclusos e outras patologias.
Este exame é utilizado principalmente na ortodontia e cirurgia maxilofacial. Sobre esta incidência são realizadas análises cefalométricas, onde se avalia o padrão dento-esquelético-facial e o crescimento do crânio e da face.
Nesta incidência busca-se avaliar assimetrias a nível da maxila e mandíbula.
Exame muito utilizado na Ortodontia e Ortopedia para avaliar a maturidade óssea da criança (idade fisiológica) em relação a sua idade cronológica (idade contada em anos). Assim o cirurgião dentista pode saber se o paciente ainda vai crescer ou não.
Permite analisar com detalhes os grupos dentários as estruturas de suporte; lesões periodontais e periapicais; presença de dentes retidos, dentre outras patologias. É o exame de escolha na complementação de técnicas extra bucais.
Também chamada de radiografia dos arcos dentários (Boca Toda), são ao todo 14 radiografias, feitas com sensores colocados dentro da boca, que nos dão detalhes dos dentes (superiores e inferiores) e também do tecido ósseo de suporte dos dentes(periodonto).
Indicada para região de pré-molares e molares para avaliar cáries interproximais e oclusais e verificar a adaptação marginal de próteses e restaurações;
- Avaliação da expansão palatina (ortodontia/ortopedia)
- Pesquisa e localização de dentes inclusos, supranumerários, corpos estranhos etc.
Os modelos das arcadas dentárias dos pacientes são indispensáveis para a documentação e o correto planejamento do tratamento ortodôntico. A utilização de modelos ortodônticos digitais vem sendo utilizada em substituição do modelo de gesso. Os modelos podem ser manipulados virtualmente com o software 3D Viewer disponibilizado gratuitamente.
Podem ser visualizados em qualquer angulo, feitas medidas dos dentes, medidas lineares e angulares, análises oclusais e muito mais, tudo isso com economia de espaço, redução de custos e flexibilidade para discussão de casos via web.